O QUE É?

Uma Cooperativa de Crédito Mútuo é composta por um grupo de cooperados que, em nome do bem comum, obrigam-se a contribuir para o exercício de uma atividade econômica, na qual o lucro não é o objetivo principal.

A primeira cooperativa de Crédito Mútuo foi fundada no Canadá e seu precursor foi Alphonse Desjardins. Nove anos depois, isto é, em 1909, os Estados Unidos teria sua primeira Cooperativa de Crédito Mútuo. O início das atividades no Brasil foi em 1959, a partir da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

A nossa Cooperativa de Crédito, foi fundada em 8 de Junho de 1962, embora a pioneira no Estado de São Paulo tenha sido a co-irmã da Cooperativa da Rhodia Química, fundada em 14 de Julho de 1961.

o-que-cooperativa

O Sistema Cooperativista tem como objetivo principal a educação financeira do Cooperado, ajuda mútua, economia sistemática e o uso adequado do crédito.

As cooperativas de Crédito Mútuo são regulamentadas pela Lei Cooperativista nº 5.764 de 1971, e seguem normas específica instituídas pelo Banco Central.